domingo, 2 de maio de 2010

writing unit

Objetivo

Ler cartas ao leitor, identificar a função social, redigir cartas e enviá-las a redação do jornal ou revista.
Procedimentos
1.Iniciar com leitura dos textos retirados de 3 revistas. (no mínimo 2 notícias sobre o mesmo tema e dividir a sala em grupos para que leiam notícias diferentes) Em seguida deve-se dispô-los em um círculo único.
Nesse processo é necessário:
•Dar um objetivo para a leitura.
• Trabalhar as capacidades de ação

2.Em seguida, deve-se discutir o tema selecionado para fazer o levantamento do conhecimento prévio do aluno sobre o tema, e escrever uma carta ao leitor com seu conhecimento prévio, sem que haja interferência do professor, destinada à redação de uma das revistas abordando o tema (1 refacção)

3.O professor irá iniciar a discussão com o que são essas cartas. Com os mesmos textos, eles irão checar se o que foi discutido se encontra no texto.
•Fazer levantamento de hipóteses sobre o que pode ser encontrado nos textos.
• Os alunos irão verificar a confirmação de hipóteses (em voz alta para aqueles que não tem o texto possam ouvir)

4.Serão entregues exemplos de cartas ao leitor em inglês com o mesmo tema para que os grupos comparem a organização.
•Posição enunciativa
•Variedade lingüística
•Seqüência textual
•Seleção lexical
•Observar o ponto de vista do autor, o tom dado ao texto.
•Verificar se a informação dada na carta retoma, questiona, contradiz, nega uma anterior e/ou apresenta, divulga, avalia, critica uma nova.
•Considerar a presença e a localização no período ou no parágrafo (conjunção, preposição, advérbios, pronome, que contribuem para a formação de sentido
•Tempo verbal
(2 refacção)

5. O professor irá corrigir e avaliar as resposta dos alunos.
6.Um filme relacionado ao tema será apresentado para os alunos discutirem as relações entre o filme e o lido.
7.Reescrever a carta solicitando/pedindo informação/corrigindo algo que foi publicado/ou posicionando-se ao tema. (Última refacção)

Nenhum comentário:

Postar um comentário